terça-feira, 1 de outubro de 2013

Aprendendo Francês depois dos 30


Já comentei que quando eu cheguei na França, eu não falava nada de francês. Eu me sentia uma extraterreste, mas logo me matriculei em uma escola e comecei a estudar.

A escola onde eu estudo se chama Langue Onze e é muito boa, fica no centro de Toulouse e é reconhecida pelo Campus France, o site é: http://www.langueonze.com/

Assim como nos outros idiomas, no francês temos os “níveis”  de aprendizagem ,  eles são : A1, A2, B1, B2, C1 e C2 ... E por aí vai. Como eu tinha feito 1 mês de Aliança Francesa no Brasil, resolvi preencher o teste de nível “colando”  e eles me colocaram no nível  A2 ...  Beleza, confesso que no começo não  achei tão ruim, porém conforme fui avançando, foi ficando cada vez mais difícil.

Na minha escola geralmente o pessoal vai para estudar um mês, no máximo 2 meses, mas eu fiz o pacote do curso completo, então vou ficar praticamente 1 ano. Isso é bom e ruim.

Bom porque eu conheço todos da escola, conheço praticamente todos os professores, faço novas amizades toda a semana, sei onde fica a máquina de café reserva e onde ficam todos os banheiros.

Por outro lado,  quase todas as segundas-feiras eu tenho que me apresentar junto com os demais para os alunos novos, estou sempre mudando de professores e as sextas-feiras tem despedidas e fico muito triste quando faço bons amigos e eles partem.

Também me sinto um pouco “idosa”, pois a maioria dos alunos  são muito jovens, entre 17 e 22 anos , eles têm muito pique e saem todos os dias à noite para passear, dançar, beber -  o que é normal, pois estão de férias e fazendo intercâmbio , mas eu geralmente tenho que falar não posso acompanhar e explicar que como sou casada, tenho que dar suporte pra o marido quando ele chega do trabalho e tal , mas acaba sendo engraçado.

Fiz amizades incríveis com pessoas bem mais jovens que eu. Não sei  se são eles que têm um pensamento mais adulto ou se sou eu que tenho um pensamento mais infantil.  Meu marido diz que a minha cabeça é mais adolescente que a de muitos, mas ele exagera um pouco.

Às vezes fico admirada com a facilidade que o pessoal tem em fazer amizades, no final todas as turmas de todos os níveis acabam se conhecendo. Eu, por exemplo,  conheci a Giada, uma italianinha muito fofa e nós nunca estudamos na mesma sala. Conheci também a Eugi  que é espanhola e tem 19 aninhos, ficamos amigas e falo com elas até hoje.

Outro dia eu chamei minha turma de sala para almoçamos juntos e quando eu olhei já éramos quase  20 pessoas e na minha sala tinham apenas  8 e sempre foi assim, todas as vezes que saí com o pessoal me sentia no intervalo da escola, pois estavam todos lá, muito legal.

O legal também é que eles descobrem lugares que eu  em 5 meses aqui não  sabia que existiam,  principalmente bares.  Na verdade eu saí poucas vezes com o pessoal, mas certa vez fomos em um  bar que se chama “Café Populaire”,  é super simples, pequeno e acho que só  vendem  bebidas,  mas fica pertinho da estação de metrô “Jean-Jaurès” e o melhor de tudo ,  é super barato, de segunda à quarta o chopp Stela Artois custa 1,60 € até às 21h00 e eles ainda têm outras promoções.

Este mês de outubro eu tranquei meu curso, pois como daqui  a 3 semanas vou para o Brasil, achei melhor parar um pouco e voltar firme depois, mas resumido, gosto bastante da minha escola e sentirei saudades quando o curso acabar.  





6 comentários:

  1. adorei o post Paty , venha logo e siga meu blog tb bjs
    http://lokosdehistoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Albert querido, muito obrigada. Amei o seu blog. Bjao

    ResponderExcluir
  3. Bacana o post. Quero ir estudar 3 meses e estou escolhendo a cidade. Ajudou, valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Herivelto, Toulouse é uma ótima cidade para viver e estudar !!!
      Abraço.

      Excluir
  4. Oi Paty, é Luanda de novo. rsrsrs E você demorou quanto tempo para se sentir confortável em se comunicar e entender o que dizem? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luanda ... então, eu demorei uns 7 meses para conseguir ter uma "conversa" com franceses, mas até hoje ainda tenho dificuldade, eu diria que apendi uns 60% :) Beijos :*

      Excluir