segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Por que pensam que falamos espanhol?

Não sei se vocês brasileiros que leem o meu blog e moram fora ou já foram passear em outros países notaram a mesma coisa, mas muita gente acha que falamos espanhol.  Sinceramente, tirando algumas palavras que são parecidas, acho o português  bem diferente do espanhol, mas aqui na França as pessoas insistem em falar espanhol com a gente. É a primeira pergunta depois de “você é brasileiro”; ai vem “você fala espanhol”

As vezes, vamos em algum restaurante ou bar, arranhamos o nosso francês e a pessoa que esta nos atendendo começa tenta se comunicar em espanhol. Isso mostra como eles são acostumados com turistas, especialmente no sul da frança (fronteira com a Espanha). No começo eu não ligava, mas agora já encheu  e eu digo que não falo espanhol, sou brasileira e falo o português do Brasil, pois muitos dizem que falamos brasileiro.  Sim, uma professora na escola já me perguntou se eu falava “brasileiro”, mas este tema merece outro post a parte. 

O nosso médico sempre fala algumas palavras em espanhol, mesmo sabendo que somos brasileiros, mas acho que ele é mais um que pensa que no Brasil se fala espanhol.

Acho que há algumas explicações pra isso: (1) Sabemos que o português é uma língua latina e (2)  todos os países vizinhos do Brasil  tem o espanhol como idioma. (3) O português falado se assemelha ao espanhol  e, como um leigo, o francês acaba  “simplificando” e diz “tu parles espagnol”.

O português é um idioma difícil e a gramática também é bem complicada (minha opinião, sempre fui péssima em português), mas , segundo a Wikipédia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa ),  a língua portuguesa é uma língua românica flexiva desenvolvida a partir do galego-português que era falado no Reino da Galiza, durante a Idade Média.  É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a quinta  língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Aqui na França tem algumas escolas públicas (Lycées) que o segundo ou terceiro idioma é o português, inclusive tenho uma amiga brasileira (Rafinha que saudades),  que veio para Toulouse dar aula de português em uma escola.

Bom, então na próxima vez que te perguntarem sobre seu idioma, não perca a oportunidade de dizer: Não é espanhol nem tão pouco brasileiro. Eu falo Português!

Ótima semana a todos !!!

Ps: amanha vou escrever sobre os “banheiros”  da França 

11 comentários:

  1. Patty, acredito que seja por ignorância mesmo. Falta de cultura.
    Quando perguntam se eu falo espanhol, eu digo que não porque o Brasil é o único país da América Latina que foi colonizado por portugueses. Aproveito, para dar uma aulinha de geografia. Porque também me enche o saco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, também acho, fico até com raiva quando eles insistem em falar espanhol comigo.
      Beijos

      Excluir
  2. Legal,Paty! gostei da explicação!..vou aguardar do banheiros, indo pra Lyon,numa parada pra ir ao banheiro era aquele que vc postou..não usei fui..no deficiente,estava muito fedido...e calça jeans,é ruim,hein?(tbem tirei foto)..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada prima, estou fazendo um post bem legal sobre os banheiros, tem cada um !!!
      Beijos

      Excluir
  3. A questão é cultural mesmo Paty , eles entedem que o Brasil tambem foi colonizado por espanhois e que por tanto falamos espanhol , existe uma certa ignorancia mesmo em relação a isso , é como se tivessemos obrigação de falar essa lingua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Albert, mas agora acho dificil isso mudar um dia.

      Excluir
  4. De vez em quando também me "enche" essa história de que brasileiros falam espanhol, mas também tento entender que a America Latina inteira falando espanhol, isso presta à confusões... Os franceses estudam os grandes navegadores na escola, e têm em mente Cristovão Colombo que "descobriu" a América, mas pelo menos até pouco tempo não entram em detalhes de cada país que foi descoberto por quem e colonizado por quem... Como muita gente não sabe de cor cada país da Africa, Oriente Médio ou Asia que foi colozidado por quem.
    Para nós é obvio, mas sabemos de cor a história de cada país que existe? Africa, Oriente Médio, Asia? A geografia é muito complexa.
    Sobre o "brasileiro", nunca levei à mal, é como o inglês da Inglaterra e o americano (em muitos livros de inglês na França existe essa diferença). Ou quando a gente fala que alguém fala chinês, na verdade não existe "chinês" como lingua, mas lá se falam dezenas e dezenas de línguas e dialetos diferentes, sendo o mandarim a lingua que reivindica ser a oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Milena, nunca prestei atenção, mas realmente, sempre falamos que na China se fala "chinês" é mais fácil associar o idioma ao país do que procurar ter o conhecimento antes.
      Beijos

      Excluir
  5. kkk tmb ja me perguntaram se falo espanhol ou brasileiro.
    Meu Deus!!! Mas tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK Pois é Rafaela, eles insistem em falar espanhol com nós :)

      Excluir
  6. Isso é falta de cultura mesmo, poderiam procurar saber antes de falarem aff

    ResponderExcluir