segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Como Conseguir a Carta de Motorista Francesa

Hoje vou falar de um assunto bem importante e que deve ajudar aos brasileiros vivendo na França: como obter a carteira de motorista francesa.

Nos brasileiros somos privilegiados com um acordo bilateral entre Brasil-França que reconhece nossa habilitação aqui.
Porém, há algumas exceções. Portadores de uma CNH emitida nos Estados infelizmente terão que fazer auto-école, no site http://www.haute-garonne.gouv.fr/Demarches-administratives/Permis-de-conduire/Demarches-et-pieces-a-fournir2/Echange-des-permis-de-conduire-etrangers  você encontra uma lista em PDF com todos os Estados que possuem ou não,  o acordo.


Sim, você pode dirigir como turista usando  sua carteira. Mas se for ficar mais tempo aqui, o ideal é troca-la. O prazo é de um ano a partir da sua data de entrada na França, e após esse período você paga pra tirar. ATENCAO: é caro e difícil tirar carteira aqui. Além disso, se você for parado dirigindo com sua CNH brasileira depois de um ano aqui, a multa é pesadíssima (15000 euros!!!).

Bom, então aqui vai como você deve proceder para trocar sua carta:


 - 4 fotos (3,5x4,5cm), com sobrenome (nome)+nome (prenome) e data de nascimento

 - 1 cópia  coloridas da CNH acompanhado do original

 - Tradução oficial da CNH (link)

 - Certidão de Prontuário recente (menos de 1 mês)  e sua tradução oficial da certidão de registro de CNH
Nota: essa certidão assegura que a sua carta ainda é valida no Brasil e mostra um histórico das suas infrações. Ela pode ser obtida no DETRAN da sua cidade ou no Poupatempo (Estado de São Paulo).  

 - 2 copias do passaporte + visa (visto).

 - Comprovante recente (menos de 3 meses) de endereço na França.

Com isso em mãos, você vai à prefeitura, (segue o link de Toulouse: http://www.haute-garonne.gouv.fr/) e entrega o seu dossiê. Algumas prefeituras tem horário especifico pra atender estrangeiros Não europeus. Em Toulouse é até 12:00. Depois de mais ou menos 2 semanas, você recebe uma carta (ou SMS no celular) e pode se apresentar. Eles retêm a sua carta e te dão a Francesa. É exatamente igual a dos franceses e com isso você não terá nenhum problema viajando. Aproveitem!!

Segue modelo da Permis de Conduire. 


Espero ter ajudado !!

Boa semana a todos J

Nenhum comentário:

Postar um comentário