terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Como eu consegui o meu visto de estudante.


Olá pessoal !!!

Hoje eu vou falar um pouco sobre como eu consegui o meu visto de estudante aqui na França.
Quando vim morar aqui com o meu marido, eu já iria me matricular em uma escola de intercâmbio  para estudar francês,  então decidimos pedir o visto de estudante por 1 ano.  

Primeiro de tudo, entrei no site do Campus France: http://www.bresil.campusfrance.org ,todo estudante  antes de solicitar o visto no consulado, tem que fazer o processo pelo site do Campus France.  É uma norma da própria França.  No meu caso, fui estudar o Francês, então coloquei a cidade e pesquisei as escolas. Infelizmente, aqui em Toulouse não temos muitas opções, apenas duas escolas. Como o meu marido já estava morando aqui, passei os contatos e  ele foi pessoalmente conversar sobre o curso e os valores.  Quem ainda esta no Brasil, pode enviar um e-mail diretamente para as escolas. No site do Campus France tem todas as cidades e contatos.

 A escola “Langue Onze Toulouse”  http://www.langueonze.com  foi a minha escolha, pelo valor, atendimento e didática.  Em seguida,  criei o meu dossiê no site do Campus France e fui completando  as etapas.  Depois de criado o dossiê,  a segunda etapa foi preencher o formulário on line, que inclui formação, idiomas que você é fluente e suas motivações.  Feito isso, a terceira etapa  foi enviar pelo correio uma relação de documentos que eles pedem, entre elas,  a declaração de matricula na escola escolhida.

Após receberem os documentos, eles me enviaram um e-mail com os dados para o depósito referente à taxa do Campus France, na época, em fevereiro de 2013, eu paguei R$ 335,00 (trezentos e trinta e cinco reais). Assim que você faz o depósito, tem que enviar o comprovante por e-mail.

A etapa final, depois de confirmarem o depósito, foi a entrevista, que é feita pela Aliança Francesa, mas no meu caso, como moro (morava), no interior de SP, precisei ir para a capital. Foi super tranquila, a moça que me entrevistou foi uma francesa , mas ela falava em português e após  algumas perguntas me deu uma declaração do Campus France, dizendo que estava tudo ok.

 Depois disso, entrei no site do consulado Frances no Brasil, no meu caso,  de São Paulo http://saopaulo.ambafrance-br.org , providenciei os outros  documentos e marquei a entrevista para dar entrada no meu visto.

No dia da entrevista, levei todos os documentos  que eles me pediram. Após revisarem tudo, tirei uma foto, paguei uma taxa de 50 euros.

 Depois de 15 dias fui buscar o meu passaporte  já com o visto de estudante aprovado para um ano.  Detalhe que fiquei horrível na foto do visto, pois estava super nervosa.   

 O processo total para eu conseguir o visto de estudante durou 1 mês e meio.  Até que foi bem rápido, mas confesso que achei um pouco trabalhoso e caro, porém, se você quer estudar na frança, tem que seguir essas regras.

Lembrando que existem várias opções de cursos de Francês na França que duram 3 meses, que é o tempo que nós brasileiros podemos ficar no país sem o visto.  Agora se você quer estudar mais do que 6 meses, tem que fazer este processo J


Espero ter ajudado , ótima semana a todos !!! 

10 comentários:

  1. Olá Patricia
    Eu li alguns post do seu blog e adorei! Estou indo morar em Toulouse a partir de abril deste ano e as informações do seu blog estão me ajudando muito. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oie, seu blog está me ajudando muito na minha preparação de intercambio pra França! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Jessica, que bom, fico feliz em poder ajudar !!!
    Beijão !!

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia! Gostei muito do seu post. Gostaria de saber se você teve que levar o comprovante de quitação do valor integral do curso para dar entrada no visto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Julia, muito obrigada !!
      Eu levei os comprovantes sim, mas não me pediram nada, levei apenas por garantia :)
      Beijão !

      Excluir
  5. Olá Patrícia

    Comecei agora todo o processo para pedir meu visto de estudante e tenho algumas dúvidas, quem saiba você possa me ajudar :)

    Você escreveu que foi morar com seu marido e que ele já estava na França. Eu estou indo morar com o meu noivo - que é Francês - e tenho medo que isso atrapalhe mais do que ajude. Ele vai escrever a carta de acolhimento e, caso perguntem minha ligação com ele, não sei se devo falar a verdade ou não. Pela sua experiência, o que seria melhor fazer?

    Segunda dúvida: Sobre todos os comprovantes de renda e tal. Não estou nem perto de ser rica, vou pedir para alguém da minha família se declarar financeiramente responsável por mim, pois não tenho como comprovar que posso me manter (é meio óbvio que quem sai para estudar por meses e meses vai perder o emprego que tem no Brasil). Como você fez em relação a esses comprovantes? Eles pedem mesmo? Isso é o que está me deixando mais insegura, no resto estou tranquila.

    Obrigada desde já :)

    Clarissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarissa, muito obrigada por me escrever.

      Vamos la ... quando comecei o meu processo de visto, eu falei abertamente que iria morar com o meu marido, agora no seu caso, não sei o que te responder, mas acho que você não terá problemas com isso, apenas responda o que te perguntarem.

      Com relação aos comprovantes de renda, minha mãe se declarou responsável por mim e no dia que fui me apresentar no consulado de São Paulo, levei a Declaração dela com firma reconhecida e uma cópia do extrato referente á poupança dela aqui no Brasil. Não era la grandes coisas, porém o suficiente para me "manter". Eles me pediram todos os documentos, inclusive estes comprovante, mas depois não precisei apresentar mais nada.

      Espero ter ajudado um pouco. Se tiver mais alguma dúvida, pode me escrever: patricia2009@hotmail.com

      Abraço e boa sorte :)

      Excluir