sábado, 5 de outubro de 2013

Ir ao médico na França !

Esta semana fiz a minha primeira consulta com o “Generalista” e também fui pela primeira  vez ao oftalmologista aqui na França! Vou contar como foi, mas antes tentarei explicar um pouco sobra o sistema de saúde daqui.

Na minha opinião, a medicina na França é boa, funciona, mas tem suas dificuldades. Não é só no Brasil que mesmo tendo plano de saúde, as vezes temos que esperar mais de um mês para uma consulta de rotina com especialista, isso também acontece aqui.

Temos dois tipos de seguro de saúde, a L’assurance maladie, ( http://www.cpam-toulouse.fr/ ) que é direito do cidadão e obrigação do serviço de saúde publico e a Mutuelle, que é opcional (complementar).
Funciona assim, primeiro você escolhe um médico para ser o seu generalista e ele te encaminha ao especialista. Geralmente a consulta com o generalista custa 23 euros, você paga e depois a Assurance te reembolsa 70% (descontando 1 euro por receita) e se você tiver o Mutuelle, ele irá te reembolsar o restante.  Mas não vai achando barato, pois aqui não tem retorno. Então, se precisar levar exames, terá de pagar novamente.  Você deve sempre ligar para o seu generalista antes de ir ao Hospital também. Em caso de uma emergência, o hospital vai informa-lo. No geral, eles são bem acessíveis por celular e dão as primeiras orientações por telefone, caso você precise nos finais de semana. Se o caso é mais grave, eles vem até sua casa e neste caso a consulta é um pouco mais cara (aprox. 45 euros), mas é reembolsado do mesmo jeito.

A consulta com o Especialista, no meu caso com o oftalmologista, foi 50 euros, agora não sei como será o reembolso.

Sobre o nosso generalista, meu marido procurou um médico que falasse inglês, pois no começo  seria mais fácil, então nos indicaram um médico que “falava” inglês e que era próximo da nossa casa.
Meu marido foi o primeiro a se consultar, mas resumindo, o médico fala um inglês estranho, e era mais fácil entender  o francês dele que o inglês e durante a consulta ele também fala algumas palavras em  espanhol (Brasileiro fala espanhol ? Veja nos próximos post!) e é muito engraçado.
Ele é um médico de uns 50 anos, meio “Dr. House”,  e me lembra muito o Dr. Brick Breeland da série “Hart Of Dixie” . Ele não tem secretaria, o consultório tem mais papel que a babilônia (Frances adora papel!) e se quiser uma consulta é só ir direto ao consultório e esperar sua vez.  Ele deve atender no mesmo consultório há uns 30 anos, pois é tudo bem antigo e eu diria que ele nunca organizou os papéis, a sala é bem bagunçada. Ele não usa computador e faz tudo manual. Mas resumindo, é um bom médico e ama futebol.
Minha consulta foi de rotina, super tranquila, mas gostei dele, é um médico que faz muitas perguntas e é bem simpático. Ele preencheu os papeis que enviarei ao L’assurance Maladie avisando da escolha do meu generalista. Essa informação constará no meu Carte Vitale (veja abaixo), tipo “RG” para o sistema de saúde francês, ou como uma carteirinha de plano de saúde ai no Brasil, que todos tem na frança e que permite ir aos médicos, hospitais , etc e controlar os reembolsos.
Bom, no oftalmo foi básico e igual as minhas consultas no Brasil. Ele me disse que esta tudo bem e me deu uma receita para fazer óculos novos.
Próxima consulta será com ginecologista, mas nó quando eu voltar do Brasil !!!

Bom final de semana a todos J

3 comentários:

  1. O primeiro generalista que consultei, não gostei. Ele disse que poderiam ser 3 coisas diferentes e sai de lá com uma receita de 14 remédios! (eu que odeio tomar remédios)
    Depois fui tentar um outro e gostei muito dele, uns 50 anos, uma pessoa simples, adora viagens como eu e sempre pergunta sobre a minha família...
    Já oftalmologista e gastro achei tudo bem moderno, computador com software de reconhecimento de voz em que ele ditava o parecer dele que ia direto ao generalista... Ginecologista tentei um e não gostei, tenho que encontrar outro.

    ResponderExcluir