sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Curiosidades do Futebol Francês !

Olá pessoal !

Vou contar um pouco sobre o futebol daqui. Em 2013 fomos assistir um jogo no Estádio de futebol de Toulouse ( http://www.tfc.info/ ) contra o Olimique de Marceille, que acabou no empate de 1 x 1. Na época, era verão e o estádio estava bem cheio, assistimos ao jogo tomando uma cervejinha gelada e na companhia de um  amigo brasileiro, melhor que isso seria apenas se o Toulouse tivesse ganho, mas enfim, valeu.





Domingo passado fomos novamente, assistir ao jogo entre Toulouse x Monaco.  Tirando o friozinho (6°C), foi um começo de noite muito agradável.

Estava tudo ótimo, fácil acesso pelo serviço GRATUITO do transporte publico da cidade (Tisséo), sentamos em um excelente lugar, bem no centro do estádio, estádio lotado, torcida grande... Até que o Monaco fez o primeiro gol e praticamente todos os torcedores que estavam ao nosso lado, se levantaram e gritaram GOOLLLL !!! ... Epa, espera ai:  tinha certeza que estávamos do lado certo do estádio, era o lado do Toulouse, tinham bandeirinhas do TFC nos bancos quando chegamos..... hahaha. Pois é, as torcidas se misturam sem problemas, torcedores amigos.  No começo me senti um pouco incomodada, mas depois achei engraçado.

Outro ponto interessante aqui é a questão de lugar numerado: você compra o seu ingresso, escolhe o lugar e o pessoal realmente respeita. (pode até tentar a sorte em um lugar mais legal, porém se o dono do assento chegar, você tem que se mudar).
No geral, torcida é constituída de famílias, quase nenhum palavrão e só vaias caso a decisão do juiz não agrade.

Quanto à transição no radio, acreditem, eles dão intervalo na narração não só entre o primeiro e o segundo tempo, mas também durante o jogo, um a cada 15 min!!! O time pode estar no ataque que a transmissão é interrompida por publicidade.

Segundo gol do Monaco!  Comemoração da torcida visitante  e no radio... Nada. E não é porque foi gol do adversário não. As narrações aqui são bem mais “enxutas” que as brasileiras no quesito emoção.  Em todo momento o narrador da radio fica dando números e informações e o gol acaba sendo um detalhe do jogo.
Mas tem o narrador no campo, sempre com boa disposição para animar a torcida antes e no intervalo da partida e fazer o serviço de áudio da partida (anunciar quem entra, quem sai, etc...)
Aqui eles também tem aquelas máquinas que arremessam camisetas para a torcida, muito divertido, até tentei pegar, mas como sou pequena, nada feito.

Acho que tem mais curiosidades sobre o futebol daqui, mas estes eu tinha que compartilhar , pois achei muito “interessante”.

Em fevereiro vamos assistir Toulouse contra o PSG e provavelmente terei mais curiosidades para contar.

Bom  final de semana !




6 comentários:

  1. Oi Patricia, tudo bem?
    Estou procurando informações sobre toulouse e acabei encontrando seu blog. Sera que voce poderia me passar algumas informações sobre a cidade, pessoas, etc?
    Desde ja agradeço :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, tudo bem e com você ?
    Me envia um e-mail com as suas dúvidas que eu te ajudo sim :)
    Beijão !!

    ResponderExcluir
  3. Belo BLOG Patrícia. Cheguei aqui fazendo pesquisas sobre chips de celular pré-pagos. Em um de seus posts (janeiro/2013) vc falou um pouco sobre isso. Embora vc. não utilize esses chips, pensei que talvez pudesse me esclarecer uma dúvida: é fácil comprar o tal chip da LEBARA? Fiz diversas pesquisas na internet e muita gente diz que sim outros dizem que nem tanto. Fiquei meio perdido. Se puder postar algo eu agradeço por demais. Obrigado e, mais uma vez, parabéns pelo BLOG. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada :)
      Sobre o chip LEBARA, você pode comprar facilmente aqui na França em qualquer "Tabac",( bancas de jornal), custa em média 15 euros e você pode recarregar por mês quanto quiser. Para comprar só precisa apresentar o seu "passaporte". Eu acho ele muito bom, mas farei um post dando mais detalhes :)
      Muito obrigada pela visita !!!
      Abraço !!!

      Excluir
  4. Quando será o jogo contra o PSG? Rss Em td eles são muito diferentes mesmo! Rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly, muito obrigada pela visita no Blog.
      O próximo jogo do Toulouse será contra o PSG no dia 23 de fevereiro !!!
      Sera que ganhamos do PSG ?
      Abraço !

      Excluir