terça-feira, 3 de março de 2015

O que conhecer em Toulouse - Parte II

Continuando as nossas aventuras por Toulouse e região, em nosso terceiro dia de passeio, fomos para uma cidade pertinho de Toulouse que se chama Albi.

3° dia - Domingo 15 de fevereiro


Albi é uma cidade encantadora, considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma das minhas favoritas da região. Situa-se sobre o rio Tarn e fica á 77 km de Toulouse. A  cidade já é linda, mas a paisagem ao seu redor, a vista da Ponte Velha e a Catedral de Santa Cecília, a torna mais encantadora ainda.

Catedral de Santa Cecília foi construída entre os séculos XII e XIV é a maior Catedral de tijolos do mundo: 113 metros de comprimento e 35 metros de largura, realmente impressiona ao primeiro olhar... e no meu caso to

Em seu interior, ela abriga as Relíquias de Santa Cecília, que é considerada a Santa protetora dos músicos, quem quiser saber um pouco mais de sua história, clique aqui.

Ao lado da Catedral esta Palácio e Jardins de Berbie, outra beleza a parte. Do alto do Jardim é possível ver a Ponte Velha e fazer fotos maravilhosas.

Também em Albi fica o  Museu de  Toulouse Lautrec , famoso artista que retratava a vida boêmia de Paris e seus cabarés. Eventualmente, fora a exposição permanente,  o museu coloca algumas exposições temporárias.

Para um bom almoço, recomendo o restaurante L'esprit du Moulin . Definitivamente foi o melhor restaurante que comemos em toda a nossa "turnê" desses 12 dias. Ambiente agradável, funcionários simpáticos e atenciosos, comida maravilhosa, bom vinho e um preço acessível. Se você for para Albi, não deixe de passar por lá.

Finalizamos o nosso dia com um jantarzinho em casa feito pelo marido, mas nada de especial, pois estávamos um pouco cansados. 



 4º dia - Segunda-feira 16 de fevereiro

Acordamos cedo e eu os levei para conhecer o Jardim Japonês de Compans Caffarelli, que na minha opinião é um dos mais bonitos de Toulouse. A entrada é gratuita, o parque fica aberto o ano inteiro e esta sempre movimentado.  

Ficamos no Jardim Japonês por volta de uma hora e de lá fomos para o centro da cidade conhecer a Basílica Saint Sernin, mais um dos cartões postais de Toulouse. 

A Igreja de Saint Sernin foi consagrada pelo Papa Urbano II em 1096 e elevada à categoria de basílica em 1978. Em seu interior estão as relíquias de São Saturnino , primeiro Bispo de Toulouse nos anos de 250.  

A Basílica de Saint Sernin, foi um dos mais importantes centros de peregrinação do ocidente na Idade Média e hoje é escrita como patrimônio mundial da UNESCO, na categoria Caminhos de Santiago de Compostela na França. 


Depois de conhecer a Basílica, almoçamos em Carmmes no restaurante "Le Comptoir", simples porém singelo e de lá fomos para o Capitólio conhecer a "Sala dos Ilustres", que  fica dentro do Capitólio e impressiona pelas pinturas e arquitetura do século XIX.  A entrada é gratuita.
  



Por fim, jantamos novamente em casa, o cardápio foi: Cassoulet, um prato típico francês feito com feijão branco, costumo dizer que é a feijoada francesa, uma delícia. 

Final da semana eu posto a parte III contando como foi nossa viagem à Carcassonne. 


Ótima semana à todos. 

Um comentário:

  1. Estou emocionada, e acreditando que agora sim, vai abraçar o Blog!!!
    Amo seus textos e quero ir a Tolouse "pronto"!

    Besitos amiga.
    Te quiero.

    ResponderExcluir