sexta-feira, 3 de maio de 2013

Les Cartes de Fidélité


Hoje vou falar sobre algo que eu gosto muito de fazer mas que me falta dinheiro: compras !!!
Aqui em Toulouse tem de tudo e de todos os preços. As pessoas dizem que na França tudo é caro,  realmente tem muitas coisas caras,  mas também há muitas coisas com  ótimos preços e ótimas maneiras de conseguir bons descontos, basta saber onde encontrar e como conseguir estes descontos.
Quando cheguei  aqui, eu não  sabia falar praticamente nada de francês e compreendia menos  ainda. A primeira vez que  fui no supermercado sozinha a operadora do caixa me perguntou  se eu tinha o “carte de fidélité” que é o cartão de fidelidade ,  como  não  entendi nem uma palavra que ela me disse, respondi apenas “oui” então ela esperou e eu  também, resumindo,  depois de me perguntar pacientemente umas cinco vezes sobre o “carte de fidélité”  e eu  responder “oui” ,  a moça percebeu  que eu não  entendia nada e passou as minhas comprinhas.
 Com o passar dos dias eu  descobri o que era o “carte de fidélité” e fiz o meu.  Aqui os cartões de fidelidade geralmente são  gratuitos e bem simples, para adquirir um é fácil, quando comprar algum produto em loja ou supermercado e for efetuar o pagamento basta perguntar  se eles possuem o “carte de fidélité” e se a resposta for sim é só  pedir para fazer. Cada estabelecimento tem um programa de fidelidade, alguns dão descontos, outros te dão créditos e outros brindes, mas todos são bons.
No supermercado Leclerc por exemplo, a maioria dos produtos tem um símbolo da “Marque Repere” e cada 5 produtos com este símbolo você ganha 0,25c  de crédito no “carte” para usar na próxima compra, além disso há também alguns  produtos que você compra e eles te reembolsam uma porcentagem no “carte”, por exemplo, na semana passada eu comprei uma garrafa de vinho  por 4 euros e recebi 2 euros de reembolso. Já conseguimos  somar em créditos uma vez em uma única compra 8 euros e vale muito a pena,  pois na compra seguinte é  um super desconto.


A Sephora também como eu já havia dito tem meses que oferece até 20% de desconto no cartão fidelidade. Na loja  Yves Rocher (tipo  a natura do Brasil) eles oferecem descontos ótimos e imediatos  se  você fizer o “carte de fidélité”  e até o subway tem um programa de fidelidade,  cada lanche que você compra eles te dão de 2 á 3 fichinhas e quando acumular  8 pode trocar por  lanche de 15cm gratuito.  Não preciso  nem  comentar que nós já trocamos vários !!!!


Então  resumindo,  quem  vier para a França e for fazer compras, não  deixe de perguntar na loja em que for comprar se eles oferecem um “carte de fidélité” , a maioria das lojas  tem e vale muito a pena.

Hoje vamos  em um bar com música ao vivo, depois eu conto como foi. Na sexta-feira passada saímos com alguns amigos franceses e fomos  em um restaurante que após as 23h. vira  balada e as pessoas sobem nas mesas para dançar, foi muito divertido.
Beijos e bom final de semana !!! 

11 comentários:

  1. Muito legal Paty,sabe que no Brasil tem alguns estabelecimento que tem Cartão de fidelidade/temos aqui uma loja de calçados...em Indaiatuba,que vc compra sapatos e vai acumulando créditos,e cada vez que compra você usa ou não..mas é muito saber como funciona as coisas por aí também...bom final de semana!beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prima que legal, na minha cidade tínhamos apenas os cartões das lojas para parcelar as compras, mas acho muito bons os programas de fidelidade.
      Saudades ... beijos

      Excluir
  2. Oi Patricia tudo bem? adorei o seu blog , estou morando em Toulouse e me identifiquei com tudo que escreveu. Vc está gostando da escola que está estudando? eu fiz aliança e não gostei muito, agora não sei o que fazer rs. Espero que continue escrevendo para aprender um pouco mais com vc. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Por que não gostou da aliança? Inicio um curso lá na segunda e queria saber um pouco mais.
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  3. OOiii, muito obrigada , que bom que gostou , se eu escrever algo errado por favor me corrija kkk.
    Sobre a escola, estou gostando bastante, mas eu ainda tenho muita dificuldade em aprender, mas estou adorando. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei o seu blog... consegui algumas informações importante.. Dentro de alguns meses estarei em Castres e provavelmente fazendo curso em Toulouse, pois ate agora nao encontrei alguma coisa em Castres... hummm me tira uma duvida, tem um programa de tv que fala sobre cupom de supermercado (isso no Estados Unidos) lembro de ver alguma coisa na França.. Isso acontece? Tipo cupom de desconto que normalmente sao encontrados em jornais da cidade, jornal do estabelecimento ou no site do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, muito obrigada !!!
      Sobre os descontos, que eu saiba, as vezes nos supermercados tem alguns produtos com cupons de descontos junto ou então alguém te entregando os cupons, não são muitos mas sempre tem um produto ou outro. Agora se existem cupons nos jornais ou site eu ainda não sei, mas tentarei descobrir :(
      Beijo.

      Excluir
  5. Oi Paty...adorei seu blog kkkkk
    Sabia que o boticário no Brasil tem esse mesmo cartão fidelidade e funciona desse mesmo jeito? Já consegui vários descontos por lá, visto que sou viciada nos produtinhos né? Não vejo a hora de conhecer a sephora daí kkkk
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol ... muito obrigada !!
      Ah vocÊ vai amar a Sephora daqui.

      Beijos !!!


      Excluir
  6. Oi Paty, realmente seu blog é muito elucidativo, continue escrevendo, por favor!!! Esses cartões fidelidade são gratuitos, sem ônus algum? Caso sim, vale super a pena, não é? Temos apenas que reservar uma bolsinha para cartões, pois serão muitos. rsrsrrs Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luanda ....muito ob rigada !!! Em 2015 vou me dedicar o máximo ao Blog, é sempre muito bom ler comentários como o seu , me animam :)
      Sobre os cartões, a maioria deles são gratuitos, ou o valor a ser pago é bem pouco, vale muito a pena fazer. Eu ja tenho uma bolsinha para os meus , ganhei inclusive de uma loja, graças ao meu cartão de fidelidade !! Beijão

      Excluir