sexta-feira, 18 de abril de 2014

Lourdes, a cidade da Fé !

Segunda-feira,  fui com as minhas amigas para Lourdes.  Fomos agradecer todas as bênçãos que sempre recebemos. Eu, em particular, tenho muito que agradecer pelas pessoas e amigas maravilhosas que Deus colocou no meu caminho.

Lourdes  fica à 173 km de Toulouse, na região montanhosa dos Pirineus franceses. Foi lá, em uma gruta,  que Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em 1858 para uma menina muito simples e pobre, chamada Bernadette.  No total foram 18 aparições e muitos milagres.

Da gruta, Nossa Senhora fez brotar água e pediu que naquele lugar fosse construído um Santuário e assim foi feito. O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é um dos maiores centros de peregrinação do catolicismo no mundo.

A história da Santa Bernadette é muito linda e vale a pena conhecer, quem tiver interesse clique  aqui , neste site tem a história completa.

Abaixo, segue o relato de uma das aparições de Nossa Senhora, contando sobre a descoberta da “água milagrosa”:  

No dia 25 de fevereiro:
"Filha minha, lhe disse na Visão, quero confiar-te somente para ti o último segredo; Igualmente aos outros, não os revelaras a nenhuma pessoa deste mundo" ·
E agora lhe disse a Virgem depois de um momento de silêncio - vai beber e lavar os pés na fonte, e come da erva que há ali.
Bernadete olhou ao seu redor, pois não havia nenhuma fonte.
Ela pensou que a Virgem a mandava ao riacho e se dirigiu até lá.
A Virgem a deteve e lhe disse:
"Não vai até lá, vai a fonte que está aqui".
Sinalizou-lhe o fundo da gruta.
Bernadete subiu e, quando estava perto da rocha, buscou com a vista a fonte não encontrando, e querendo obedecer, olhou a Virgem.
A um novo sinal Bernadete se inclinou e escavando a terra com a mão, pode fazer nela um buraco.
De repente se umedeceu o fundo daquela pequena cavidade e vindo de profundidades desconhecidas através das rochas, apareceu uma água que pronto encheu o buraco que podia conter um vaso de água.
Misturada com a terra, Bernadete a aproximou três vezes de seus lábios, não resolvendo se a beberia.
Mas vencendo sua natural repugnância a água suja, bebeu da mesma e molhou também o rosto.
Todos começaram a rir dela e a dizer que agora sim se havia tornado louca.
Mas,. misteriosos desígnios de Deus.
Com sua frágil mão acabava Bernadete de abrir, sem saber, o manancial das cura e dos milagres mais maravilhosos que tem comovido a humanidade. A água milagrosa de Lourdes tinha sido analisada por hábeis químicos:
É uma água virgem, muito pura, uma água natural que carece de toda propriedade térmica.
Ademais tem a peculiaridade que nenhuma bactéria sobrevive nela.
Simboliza a Imaculada Concepção, na qual nunca houve mancha de pecado original nem pessoal.

O corpo da Santa Bernadette esta incorrupto , ou seja, preservado, intacto, em um convento na cidade de Nevers, na França. Ele pode ser visitado pelos fiéis.

Esta foi a terceira vez que fui para Lourdes e sempre me emociono. Ver os peregrinos, as pessoas em oração, a fé, enfim, irei sempre que puder para Lourdes.

Além de ser uma cidade de muita fé, ela é linda e transmite uma paz muito grande. Pode-se visitar a gruta, onde  Nossa Senhora apareceu para a Santa Bernadette, acender velas e também pegar e beber a água que vem da gruta. Hoje ela é encanada,  acredito que pelo grande numero de visitantes, fica melhor o acesso.

                                 Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

                        Minha primeira visita ao Santuário, momento família. 

                                Minha segunda visita ao Santuário.

Gruta onde Nossa Senhora aparecia para Bernadette.

           Dentro da gruta, onde Bernadete cavou e começou a brotar água.

                                Minha primeira visita ao Santuário.
                                       
         Foto de segunda feira, terceira visita. Enchendo a minha garrafinha.

Dentro da Igreja, da Capela e a Cripta, pode-se ler as inúmeras placas de agradecimento por milagres concedidos, alguns milagres datados com mais de 100 anos. Isso me emociona muito.

Lourdes, como todos os centros religiosos e de peregrinações, também tem o famoso comercio. Eu, sendo uma boa consumista, sempre compro velas , tercinhos e garrafinhas,  para levar  água de Nossa Senhora de Lourdes a quem não pode visita-la ainda.

              Fiz as minhas comprinhas aqui.



Enfim, quem tiver a oportunidade de vir para a França, eu com certeza recomendo conhecer Lourdes. Mesmo não sendo católico, a cidade em si é muito bonita de se visitar. Quem quiser acessar o site oficial so Santuário, clique aqui . Esta em francês, mas tem opções em inglês e espanhol.

Amanha farei um post especial sobre a Páscoa !!

Abraços !! 

5 comentários:

  1. Realmente, o astral de Lourdes é incrível. Nos transmite paz e tranquilidade, mesmo com aquela bagunça dos adolescentes no dia da nossa visita, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, mais uma vez muito obrigada pela oportunidade de irmos juntas para Lourdes. Amei estar lá ao lado de vocês, só faltou a Gy. Beijos.

      Excluir
  2. olà Patricia! achei muito interessante essa cidade e espero um dia poder la ir :)
    E pra copa de 2014, os brasileiros aqui de toulouse nao vao se organizar pra ver os jogos...seria muito interessante todos se juntarem pra ver os jogos...se voce souber de alguma coisa mi avisa :)
    Abraços
    Micael

    ResponderExcluir
  3. Patrícia! a visita é paga? Quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz !
      A visita não é paga, a entrada na gruta e em todo o Santuário é gratuita !!!
      VocÊ só paga se quiser visitar museu ou fazer algum passeio específico.
      Beijos !

      Excluir